O Projeto Político-Pedagógico é um documento particular, de autonomia e de identidade da instituição de ensino, produzido como resultado do diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar, e tem a finalidade de organizar e planejar o trabalho administrativo e pedagógico da instituição. Ele esclarece sua organização, traz as concepções, os marcos conceituais, as estratégias e metodologias de ensino e de avaliação que deverão nortear a prática docente e define objetivos para a aprendizagem e, principalmente, estabelece estratégias e ações para que a escola consiga atingi-los (geralmente por meio de planos de ação).
No contexto de implementação dos novos currículos, a revisão dos PPPs torna-se ainda mais central. Isso porque o processo de reelaboração do documento precisa garantir a apropriação dos novos currículos e a reflexão sobre como eles podem mudar o trabalho pedagógico, dentro e fora da sala de aula, por parte de toda a comunidade escolar.
O PPP construído de forma participativa, clara, dialogada e democrática requer tomada
de decisões coletivas e sistematizadas de acordo com a legislação vigente e o currículo
adotado pela escola. Esse projeto pedagógico coletivo, quando implementado e avaliado com a participação dos órgãos colegiados, tem o potencial de ampliar o senso de pertencimento e o engajamento de toda a comunidade escolar, razão porque ele precisa ser bem elaborado.
As instituições educacionais e as redes de ensino podem contar com a CAEPES para a (re)construção do PPP.
Fale conosco!