Materiais Educativos e Infoprodutos

A CAEPES produz diversos materiais educativos sobre inovação na educação e alinhados à BNCC, para apoio aos docentes, discentes, equipes técnicas e gestores educacionais,  tais como: Guias Pedagógicos; Trilhas de Aprendizagem, com foco no uso de metodologias ativas; Cultura Maker; STEM; Infográficos; Mapas Mentais; Conteúdos para cursos presenciais e EaD e, em especial, os Infoprodutos.

INFOPRODUTOS EDUCACIONAIS

Você já ouviu falar sobre Infoprodutos Educacionais? 

Um infoproduto nada mais é do que um produto digital que, na maioria das vezes, ensina alguém a fazer alguma coisa. Ou seja, infoprodutos são uma forma de compartilhar um conhecimento de maneira organizada, de entreter, gerar engajamento ou de resolver/apoiar alguma necessidade da pessoa que o adquiriu.

Com a revolução do meio digital e a aceleração da educação online, os infoprodutos (ou produtos digitais) ganharam ainda mais força e espaço na internet. 

A CAEPES produz E-books, Podcasts, Audiobooks, Webinars e Cursos on-line para compartilhar conhecimentos de uma maneira rápida, prática e criativa para todos. 

Gerar aprendizado com envolvimento é fundamental para o sucesso de um programa educacional. 

Conheça nossos conteúdos. 

Fale com a CAEPES!

e-Books

Um e-Book é um livro digital, que pode ser lido através de um computador, tablet ou celular. Esse talvez seja o formato mais simples de se compartilhar conhecimentos via infoproduto. 

A CAEPES produziu, após dois anos de muitos estudos e pesquisas, o e-Book “Pense Fora da Caixa”: Como transformar a maneira que se ensina e aprende neste Século XXI, com Recursos Educacionais Digitais (REDs). 

Ele foi idealizado pensando nos docentes, equipes pedagógicas, gestores educacionais, embora ele seja útil também para licenciandos, pais, estudantes e todos aqueles que se interessam por tecnologia, para mediação no ensino remoto, presencial, à distância ou no tão propagado ensino híbrido.            

Nele são apresentadas inúmeras sugestões de REDs, devidamente selecionados e organizados por categoria, como objetos digitais de aprendizagem, jogos digitais educativos, sites para cursos on-line, ferramentas para gerenciamento do currículo, apoio às aulas, tutoria, autoria, avaliação dos estudantes, apoio à gestão, ambientes virtuais de aprendizagem, ferramentas makers e muitos outros recursos, contemplando diferentes etapas e níveis de ensino, assim como diversas áreas do conhecimento. 

Espera-se que, a partir destas sugestões, os docentes possam adotar metodologias inovadoras em suas aulas, fomentando o protagonismo dos alunos no processo de construção da aprendizagem, além de buscar novos conhecimentos, trocar experiências com outros professores e, também, colaborar compartilhando suas produções e a dos seus alunos, favorecendo ainda mais a sua prática pedagógica e contribuindo para uma educação inovadora e qualitativa. E, às equipes pedagógicas e gestores espera-se que consigam aprimorar os processos pedagógicos, administrativos, financeiros e de gestão, rumo à excelência educacional.

Conheça nosso e-Book! Ele está fantástico! Fale conosco! 

PODCASTS

Outra forma de compartilhar conhecimento é por meio de um podcast. Há um interesse crescente por conteúdos mais interativos e estratégias dinâmicas nos processos de ensino-aprendizagem. Para tanto, materiais menos tradicionais chegam cada vez mais à sala de aula. É o caso do uso do podcast como recurso educacional.

O podcast é uma ferramenta que resgata a oralidade, inspira criatividade e é usado cada vez mais por professores e alunos. O fato de estar ganhando mais ouvintes todos os dias e alcançar também as escolas tem a ver com seu potencial para desenvolver habilidades cognitivas, além de acrescentar muito ao fazer pedagógico.

A praticidade proporcionada pelo podcast faz com que ele seja uma espécie de facilitador na rotina de estudos da criança ou do adolescente. Afinal, permite reproduzir conteúdos complementares das matérias no próprio celular, a caminho da escola, por exemplo.

A escola poderá utilizar o podcast, tanto nas experiências em sala de aula, na criação de textos para gravar o podcast, desenvolvendo a linguagem escrita e a oralidade dos alunos, como para divulgar projetos da escola, estimulando a criatividade. 

Saiba como introduzir e utilizar esse recurso na instituição de ensino ou mesmo numa organização de gestão para alcançar melhores resultados.

Fale conosco!

VÍDEOS TUTORIAIS (SCREENCASTS)

Outro famoso modelo de infoproduto que a instituição de ensino pode criar e usar, são os screencasts, ou seja, os vídeos tutoriais que mostram a gravação de uma tela. Esse formato de infoproduto é muito utilizado para ensinar pessoas a utilizarem ferramentas digitais ou plataformas existentes no mercado, para anunciarem seus produtos ou serviços no Facebook, Instagram, Google e YouTube, tudo de forma prática e didática, clique a clique, gravando a tela. 

Os screencasts fornecem meios simplificados para ampliar e enriquecer os conteúdos do ensino mediado pela tecnologia, sobretudo no formato puro de ensino à distância, permitindo envolver os participantes que não têm possibilidade de frequentar presencialmente um curso e aqueles limitados por incapacidades físicas.

O formato tecnológico inerente aos screencasts permite fornecer apresentações estáveis, que demonstram o mesmo conteúdo de forma consistente e repetitiva. Assim, mostram-se como oportunidades excelentes de construção de screencasts, a formação de estudantes acerca dos ambientes virtuais de aprendizagem que integram uma determinada instituição ou acerca de outras aplicações utilizadas em larga escala. 

Os screencasts apresentam-se, ainda, como ferramentas de formação a serviço das instituições, permitindo acrescentar um elemento visual ativo aos recursos disponíveis fora da sala de aula. O nível de conhecimentos associados à criação e visualização de screencasts é bastante reduzido, oferecendo ao professor uma grande liberdade relativamente à sua utilização, sem necessitar de depender de pessoal especializado. Desta forma, os alunos deixam de poder contar somente com textos e anotações no seu processo de aprendizagem. 

A visualização das demonstrações incorporadas nos screencasts, sob a forma de demonstração de conceitos básicos, resolução de exercícios (mostrando exemplos de como se resolvem, passo a passo), de tutoriais de software, entre outros, pode ser repetida as vezes necessárias e o aluno pode visualizar de que forma uma determinada aplicação é manuseada, ouvindo em simultâneo as explicações do professor. Rever as vezes que forem necessárias até conseguir compreender os conceitos que considerava difíceis, e sempre que precisar refrescar a memória. 

Os screencasts permitem que os alunos aprendam de uma forma mais auto-dirigida e personalizada, satisfazendo o estilo e a velocidade de aprendizagem de cada um.

Quer saber mais sobre essa ferramenta tecnológica que pode ser explorada pela instituição de ensino? Então, não perca tempo, busque o apoio da CAEPES.

Contate-nos!

VÍDEO-AULAS

Um dos formatos mais famosos de infoproduto é o modelo de vídeo-aulas. Nesse estilo, uma pessoa compartilha o seu conhecimento através de vídeos, utilizando uma apresentação na tela do computador ou em um flipchart. 

As aulas geralmente são entregues dentro de uma área de membros. Nela, o curso on-line é estruturado em módulos e cada um dos módulos possui aulas organizadas de forma sequencial, para que o aluno acompanhe todo o raciocínio do conteúdo e avance seu conhecimento de maneira correta. 

Nesse formato de infoproduto, ainda é comum que os produtores disponibilizem algum tipo de complemento da aula em vídeo em outro formato, como um PDF ou planilha, por exemplo.

MENTORIA ON-LINE

Esta é mais uma inovação trazida pela CAEPES da qual as instituições e organizações educacionais podem desfrutar. 

Desenvolver pessoas, profissionais e empresas, dando suporte, orientação, inspiração e coragem. Quem quer e precisa de conhecimento com quem tem e quer compartilhar.

Este é o propósito da CAEPES ao colocar em seu portfólio os serviços profissionais para mentoria on-line. Mas, você deve estar se perguntando, em que consiste essa tal de “mentoria on-line”? Vamos, então, deixar aqui algumas dicas: Quantas vezes nos deparamos numa “encruzilhada” e não sabemos a quem recorrer para nos orientar com firmeza, confiança e celeredidade? Quantas vezes queremos alcançar algo importante, uma meta, um objetivo, mas não sabemos por onde começar e em que caminhos trilhar?

A mentoria on-line é uma ferramenta de desenvolvimento profissional com o propósito de agregar conhecimento e orientação. Costuma ser feita entre um profissional com larga experiência e expertise em uma área específica e outro profissional menos experiente, que deseja crescer profissionalmente. 

Por meio da mentoria on-line, os mentorados poderão ter algumas vantagens, tais como:

Receber orientações ter alguém a quem fazer perguntas e receber orientação, em vez de ser aconselhado por pessoas que não têm expertise na área, como familiares e amigos, por exemplo. 

Perspectivas diferentesos mentores ajudam a olhar para problemas e situações de perspectivas diferentes daquelas a que você está acostumado. 

Desenvolver habilidadesOs mentores ajudam o mentorado a melhorar e desenvolver suas habilidades pessoais para negócio.

Networking relevante os mentores colocam os mentorados em contato com pessoas que podem fazer com que o negócio alcance maior sucesso. 

Métodos e estratégias – os mentores fornecem métodos e estratégias ao mentorado que podem ser usados em toda a carreira. Não só simplesmente dizer ‘o que fazer’, mas ‘como fazer’.

Confiança – um mentor pode dar confiança necessária para o mentorado enfrentar situações difíceis de negócios e tomar melhores decisões.

Contate-nos e saiba mais como funciona a mentoria on-line da CAEPES.

INFOGRÁFICOS

Você sabia? Desde que os infográficos surgiram na cena de design gráfico há cerca de dez anos, eles se tornaram um elemento básico na comunicação em salas de aula, no local de trabalho e em toda a web. 

Mas você pode estar se perguntando: O que é um infográfico? Para que ele serve? Quais as suas vantagens?

Aqui trazemos algumas pitadinhas sobre este valioso tema.

Infográfico é uma ferramenta que serve para transmitir informações através do uso de imagens, desenhos e demais elementos visuais gráficos. Normalmente, o infográfico acompanha um texto, funcionando como um resumo didático e simples do conteúdo escrito.

Os infográficos são úteis nos mais variados setores, desde o meio acadêmico (apresentações de trabalhos científicos, por exemplo) até no ambiente profissional (em textos jornalísticos, apresentações de projetos empresariais e etc.).

Por unir texto e imagens, o infográfico atua em duas zonas distintas do cérebro humano: o lado direito, responsável por compreender e interpretar figuras; e o lado esquerdo, que é focado na escrita e no raciocínio lógico. Assim, os infográficos acabam por simplificar a interpretação dos conteúdos, pois as duas áreas do cérebro atuam em conjunto.

A vantagem do infográfico é a sua capacidade de ser personalizado visualmente de acordo com o tipo de público-alvo a ser abordado, tema, área de atuação, entre outros. Aliás, por ser uma ferramenta visual, a apresentação gráfica do infográfico é muito importante para a sua correta interpretação.

Um bom infográfico deve ser apresentado de modo organizado, facilitando a compreensão das informações nele contidas por diferentes níveis de pessoas, desde os técnicos até os leigos no assunto, por exemplo.

Os infográficos são ótimos para facilitar a digestão de informações complexas. Eles podem ser úteis sempre que você quiser:

  • fornecer uma visão geral rápida de um assunto
  • explicar um processo complexo
  • exibir resultados ou dados de pesquisa 
  • resumir uma postagem de blog ou relatório longo 
  • comparar e contrastar várias opções
  • conscientizar sobre um problema ou causa

Quando você precisa fornecer a alguém um resumo realmente rápido sobre algo que pode ser difícil de explicar só com palavras, um infográfico é um boa solução. Os infográficos podem ser úteis sempre que você precisar comunicar informações rapidamente ou quando quiser causar impacto com seus dados ou sua mensagem.

Os educadores usam infográficos para tornar o conteúdo mais memorável para os alunos. Isso significa que os infográficos podem ser úteis em praticamente qualquer setor.

Então…Precisa explicar um processo complexo? Nossos infográficos podem facilitar a sua vida.

Fale conosco!

TRILHAS DE APRENDIZAGEM

Você conhece esse conceito? Já ouviu falar a respeito disso?

Com tantas possibilidades de aprendizado sendo adotadas atualmente, nota-se como cada pessoa tem sua maneira de absorver conhecimento e desenvolver suas habilidades.

Para atender o público-alvo e entregar uma aprendizagem que trabalhe a individualidade e possibilidades de escolha de cada aluno, a trilha de aprendizagem se torna uma ótima opção para entregar um ensino personalizado e otimizado. 

Mas, afinal, o que é uma trilha de aprendizagem? 

Trata-se de uma sequência de atividades para atingir determinado conhecimento e desenvolver determinadas competências.

Essas trilhas podem ir muito além das clássicas videoaulas de um curso, oferecendo também ferramentas como livros, áudios, imagens, além de tarefas teóricas e práticas que envolvam o tema de aprendizado escolhido.

Um ponto muito importante nessas trilhas é o benefício que cada aluno adquire ao construir a melhor metodologia de ensino de acordo com os materiais disponíveis. Então, cada pessoa fará um caminho diferente para receber um mesmo conhecimento.

Em resumo, as trilhas de aprendizagem funcionam a partir da definição de um tema macro e, em seguida, da divisão entre conteúdos menores e evolutivos, ou seja, que ficam progressivamente mais difíceis.

Outro ponto importante para o seu funcionamento é a possibilidade de escolherem quais caminhos seguir ao longo dessa trilha. O propósito pode ser o desenvolvimento de lideranças, por exemplo, mas cada profissional envolvido pode seguir por caminhos diferentes dessa trilha que levem até os conteúdos finais.

Também é fundamental adicionar elementos mais práticos para a trilha de aprendizagem. O campo teórico pode ser muito relevante nas primeiras etapas, mas é preciso que ele evolua ao longo do tempo para entregar materiais mais factíveis para realidade de cada um.

Quais os tipos de trilhas de aprendizagem?

Existem dois tipos de trilhas de aprendizagem que podem ser desenvolvidas para seus alunos e colaboradores. São elas gerais ou específicas.

Trilha de Aprendizagem Geral

A trilha de aprendizagem geral trabalha habilidades mais abrangentes que envolvem vários setores diferentes. Essa é uma trilha básica que oferece o conhecimento necessário que a organização deseja compartilhar para toda a sua equipe.

Trilha de Aprendizagem Específica

Já a trilha de aprendizagem específica é muito mais segmentada e para um público específico de alunos que querem desenvolver competências e habilidades profundas de determinada área de estudo.

Se você quiser saber mais sobre as principais características das trilhas de aprendizagem, como elas funcionam, suas vantagens e como criá-las na sua instituição ou organização o que acha de dar um próximo passo para garantir que as suas criações sejam ainda mais interessantes? 

Contate-nos! Fique por dentro das tendências e inovações educacionais!